sexta-feira, 11 de setembro de 2009

É PRECISO ABRIR OS OLHOS PARA VER DE NOVO

Feche os olhos por alguns instantes, depois vá abrindo-os lentamente. Que sensação sentiu? Você sentiu uma sensação estranha, não é verdade? Fechar os olhos significa não se deixar tocar, não chorar, não sentir a dor e o desamparo, mas preferir mudar de assunto. Fechar os olhos significa afastar o medo, na esperança infantil: Se eu não enxergo esta coisa horrível, então ela também não está aí. É fugir de nós mesmos.
É preciso abrir os olhos para ver as coisas, às quais nos havíamos fechado, aprender a ver de forma nova. Eu lhes convido a olhar o cego Bartimeu, um dos personagens deste capítulo do Evangelho de Marcos. Sua determinação enérgica nos ensina que mesmo não podendo ver nada ao seu redor, podia ouvir. Assim, quando ouve alguém dizer que Jesus está próximo (verso 47), não perde a oportunidade e grita: “Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim!” Muitas pessoas o mandaram calar, mas ele não se inibe e continua firme a gritar.“Então Jesus para e diz: “Chamem o cego!” Eles chamaram e lhe disseram: - Coragem! Levante-se porque Ele está chamando você!” (v.49) Jesus pergunta a Bartimeu: “o que é que você quer que eu faça?” – Com, esta pergunta o cego é convidado a refletir: o que eu quero realmente? Ver, significa transformar toda a vida. Quero isso? Será que consigo lidar com isso? – e só então dá a sua resposta à pergunta de Jesus: “Mestre, eu quero ver de novo!” (v.51). Esta resposta contém a certeza de que é bom ver. Significa que a claridade é melhor do que estar sentado no escuro ou na penumbra, mesmo que chegue a doer o fato de olhar para a claridade, quando os olhos estão fechados durante tanto tempo.
Algo importante acontece quando se toma a decisão do cego Bartimeu. É a resposta que Jesus dá ao seu pedido: “Vá, você está curado porque teve fé!” (v.52) Nesse “vá” está contida a significação: Acorda para aquilo que é novo! Foi o que fez Bartimeu ao começar a enxergar novamente, seguiu Jesus pelo caminho, não lhe incomodava mais a multidão que lhe havia mandado calar, não lhe importava o que diziam ou comentavam. O importante era seguir Jesus.
Da mesma forma, Jesus também ouve o seu grito, Ele está diante de você a perguntar: "- O que você quer que eu faça? O que você precisa no momento?". Basta ter fé. Jesus é o Único capaz de nos tirar do abismo da insegurança, do medo; é Ele quem nos reergue, nos dá nova visão para que possamos, ver de novo.
Que Deus nos abençoe!
Revdª Izaura Márcia Venerano
Igreja Presbiteriana Unida de Maruípe - ES - IPU

Um comentário:

Ereni disse...

Oi Denise, muito legal seu blog e sua postagem. E serve para nós como estudo da palavra. Muito bom.
Não pare de postar. Beijos.